História

por Interlegis — última modificação 30/03/2015 12h44
História e fotos de Vargem Bonita

                                                               HISTÓRIA DE VARGEM BONITA


             Situada numa região que foi palco de lutas sangrentas entre sertanistas e índios, desde 1.675, como também, a partir de 1.743, entre as tropas do comandante Costa Chaves e os negros fugidos de cativeiro e que aquilombaram em grande número nas brenhas do Chapadão da Babilônia e encostas da Serra da Canastra, nascente do Rio São Francisco, a cidade de Vargem Bonita surge mesmo como povoado entre 1.935 e 1.936 quando da descoberta de larvas de diamantes no grande rio e seus afluentes, nos terrenos da fazenda Vargem Bonita.Vivendo da agropecuária, principalmente da fabricação dos famosos queijos da Serra da Canastra, conhecido até mesmo fora do Estado, de exportação de excedentes dos cereais, principalmente feijão, arroz, milho e café, Vargem Bonita é Município e cidade com pouco mais de 35 anos, que ainda garimpa e exporta diamantes. Com um traço marcante de origem afro-brasileira, o seu folclore conserva a tradição a tradição do congado, marujada e outros, como a folia- de –Reis.

 

                                        GARIMPEIROS FORAM OS PRIMEIROS MORADORES.


A cidade de Vargem Bonita na década de 40

 

 

Embora o povoado de que se originou a cidade de Vargem Bonita, só tenha surgido por ocasião do surto de garimpagem de diamantes. Na fazenda Vargem Bonita de José Alves Ferreira, entre 1.935 e 1.936, toda aquela região anteriormente conhecida como “os sertões de Piumhi” ou “o país de Piumhi, já foram palmilhada e desbravada pelo paulista Batista Maciel, de 1.731 ou, até  mesmo , desde 1.675, quando a expedição da Lourenço, Castanho Taques ali esteve para submeter os índios Cataguases .Também durante a abertura da Picada de Goiás, por volta de 1.736 toda a área foi cortada pela histórica estrada que levou os desbravadores à lonjuras de Goiás e Mato Grosso.

Aliás, foi exatamente aí, junto do chapadão da Babilônia e dos confrontantes da Serra da Canastra, das nascentes e curso inicial do grande Rio São Francisco, que se travaram as mais ferozes lutas entre as tropas do comandante Costa Chaves contra os escravos, fugidos do cativeiros e aquilombados naquelas brenhas , por longos anos, a partir de 1.743.

            Exauridas as larvas do Piumhi, que viveram o seu auge a partir de 1.752, aumentam os requerimentos de sesmarias e a instalação de fazendas para as lavouras e pastoreio. Em 1.752, surge o povoado de Piumhi, transformado em Paróquia em 1.758, com a capela construída pelo fazendeiro que ergue também a capela em honra de São Roque, núcleo de atual cidade de São Roque de Minas, em cujo município surgiu um povoado de garimpeiros entre 1.935 e 1936.

             Desde 1.944, Arraial ganha categoria de Vila com o fazendeiro José Alves Ferreira, proprietário da Fazenda Vargem Bonita, loteamento, terrenos e mandando fazer palmos de urbanização, possibilitando assim o crescimento do lugar. Finalmente, a 12 de dezembro de 1.953, a Lei nº 1.039, cria o novo município e da Vila categoria de cidade, tudo com o nome de Vargem Bonita.

            Só possui o distrito da sede e o povoado de São Sebastião dos Cabrestos, pertencendo à comarca de São Roque de Minas, lugar de ordem das circunscrições judiciárias na classificação que delas faz parte por vários efeitos legais.

 

VARGEM BONITA

 ORIGEM: Uma antiga Fazenda chamada Vargem Bonita

LOCALIZAÇÃO: Num planalto a oeste de Minas Gerais, na Zona Alto São Francisco.

BANHADA: Pelo Rio São Francisco.

SUPERFÍCIE: 445 Km²

POPULAÇÃO: 2.316 habitantes sendo 1.041 na Zona Urbana e 1.275 na Zona Rural.

MUNICÍPIOS VIZINHOS:  Leste: São João Batista do Glória

                                                Oeste: Piumhi

                                                Norte: São Roque de Minas

                                                Sul:Capitólio

 

 

PRAÇA PADRE LÉO

 

 

 

VEGETAÇÃO: A flora é uma das mais densas matas, campos, e cerrados de grande reserva madeireira preservadas no Parque Nacional da Serra da Canastra , como Perobas, aroeiras, jacarandás, ipês, jatobás, sucupiras paus-terra, paquis, araticuns, acácias diversas e plantas ornamentais.

 

FAUNA: Animais pequenos e médio porte como veados, onças, lobos Guará e outros, raposas, capivaras, pacas, lontras, tatus e muitas aves como tucanos, perdizes, nhambus, gaviões, gralhas, saracuras, curiós, patativas, pintassilgos e canários.

 

CLIMA: Ameno, bom temperado.

Duas coisas muito importantes influenciam o clima de um lugar : a altitude e latitude, nossa cidade está com 580 metros em relação ao nível do mar, daí o seu clima é bom  e temperado.

 

AGRICULTURA: Na produção de cereais exporta excedentes de milho, arroz, feijão e as lavouras de café estão em expansão. Em pequena escala, cultiva a cana-de-açúcar, mandioca e frutas, principalmente, banana,abacaxi, laranja, limão, manga e tangerina.

 

PECUÁRIA: Antigamente o Rio São Francisco era muito usado pelos criadores de animais por isso passou a ser chamado  Rio dos Currais, até hoje as margens são boas em pastagens.O rebanho bovino, além de propiciar a exportação de gado em pé para os frigoríficos da região produz leite, quase todo aproveitado na fabricação dos famosos queijos da Serra da Canastra, exportados até para fora do estado.

            Os laticínios funcionam nas próprias fazendas. Também é exportador de suínos e rebanhos de eqüinos, está sem expressão econômico, criando ainda perus, patos, marrecos e gansos.

 

MINERAÇÃO: a atividade econômica veio com a descoberta do diamante que atraiu o lugar, Vargem Bonita produz o diamante mais duro e brilhante a mineração do diamante diminuiu  de 1.950 prá cá.

 

INDÚSTRIA: Vargem Bonita ainda não desenvolveu indústria dedicando a cultivo da terra e criação de gado.Temos máquinas de beneficiar arroz, milho, leite, fábrica de blocos.

ELETRICIDADE: Até pouco tempo vinha da antiga usina de Piumhi, que fica na confusão. Mas agora é as centrais elétricas de Minas Gerais,(CEMIG DISTRIBUIÇÃO S/A) que nos fornece a energia elétrica.

 

ÁGUA: COPASA.

 

DIVERSÕES DO MUNICÍPIO:

A mais importante festa popular é o aniversário da cidade, 12 de dezembro. Dentre as festas religiosas, a mais importante é a de São Francisco de Assis, a 4 de outubro.

No folclore, as Fólias de Reis, no Natal aos dias de Reis, são tradicionais percorrendo a cidade e zona rural, com seus vestimentas típicas, cantando e dançando.

 

PORTAL DE ENTRADA PARA A CACHOEIRA CASCA D´ANTA

 

vista aerea

VISTA AÉREA DA CACHOEIRA CASCA D'ANTA


Certos animais chamado de Antas, buscavam casas, de algumas árvores existentes o remédio para suas doenças, originando então o nome Casca D´anta e a 1ª mais bela cachoeira do Rio São Francisco, cerca de  20 Km da nascente. Despenca da Serra da Canastra e vários lances para depois cair verticalmente de uma altura de 200m.

 

RIO SÃO FRANCISCO

 

Nasce no alto da Serra da Canastra e logo no início de seu curso forma a bela cachoeira Casca D´anta.

O rio São Francisco banha 5 estados do Brasil: Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco.

Vantagem do Rio São Francisco: Fornece peixes, fertiliza terras, navegável em algumas trechos.

Usinas hidrelétricas do Rio São Francisco:

Três Marias: fica entre Bahia e Alagoas, graças a esta usina é que o nordeste do Brasil pode começar a indústria de ligação.

Desvantagens do Rio São Francisco: enchentes, inundações de terras, gastos com construções de pontes.

Importância Histórica:

Foi  muito importante no período colonial(quando o Brasil era colônia de Portugal).Serviu de estradas, permitiu estrada do litoral, serviu de caminhos aos bandeirantes na época colonial.Serviu de ligações entre os estados do Brasil. Na seca às águas do Rio São Francisco diminuiu chegando a atrapalhar a navegação. No verão, época de chuva o Rio São Francisco fica com o leite cheio. No inverno, época de seca seu leite contém pouca água.

O Rio São Francisco é chamado de Rio da Unidade Nacional porque nasce e morre em território brasileiro.

As árvores protegem as nascente dos rios, por isso o código florestal proíbe a derrubada de árvores nas cachoeiras dos rios. I.B.D.F.

Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal.

 

ARTESANATO

 

O Artesanato da região também é outro atrativo que pode ser encontrado em algumas pousadas e em lojas no centro da cidade.

O município de Vargem Bonita oferece inúmeras opções de pousada e de restaurantes, lojas, posto de gasolina, farmácia e cooperativa de crédito. A cidade tem posto de saúde.

 

foto01.vargembonita

                                           PLACA ORNAMENTAL NA PRAÇA DA MATRIZ

 

vista aerea da cidade

 VISTA AÉREA DE VARGEM BONITA

 

avenida sao paulo

AVENIDA SÃO PAULO