Garotos para a Paz é reimplantado em Vargem Bonita

por Administrador publicado 10/05/2016 17h05, última modificação 02/03/2020 09h36
O Destacamento de Polícia Militar de Vargem Bonita realizou na terça-feira (03), na Escola Estadual São Francisco, a Aula Inaugural do “Programa Educacional Garotos para a Paz”, que foi reimplantado e está em sua sexta turma.
Garotos para a Paz é reimplantado em Vargem Bonita

Vereador Altair Elias, Sargento Saulo da Silva Barros, Marlon José Resende, o 1º SGT do QPSR Sargento Reis, o 2º SGT do QPSR Sargento Édio, representante da ACASPO Joselino França, o vereador Nilson Batista dos Santos e o vice-prefeito Ivan Resende.

O Programa “Garotos para a Paz” foi idealizado pelo Major Quadro de Oficiais da Reserva, Nelson Valério e já foi implantado em diversas cidades da região como Piumhi, São Roque de Minas, Alpinópolis, Cassia, Fortaleza de Minas e Doresópolis, município onde o programa existe há cinco anos.

O projeto é voltado para crianças com faixa etária entre 09 e 12 anos. Os professores serão policiais militares e instrutores civis. Dentre as disciplinas que serão estudadas citamos Ordem Unida/Disciplina Militar, Prevenção às Drogas, Ética e Cidadania, Educação Ambiental, Educação no Trânsito, Educação no Cotidiano, Noções de Chefia e Liderança, Incentivo à Leitura, Orientação Feminina, Orientação Masculina e Saúde, Educação Física, Relações Interpessoais.

Em Vargem Bonita o projeto está sob os cuidados do Sargento Saulo da Silva Barros e conta com o apoio da Câmara Municipal, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Assistência Social e Saúde, CASP (Associação Comunitária para Assuntos de Polícia Ostensiva). Segundo o Sargento além de promover um resgate aos princípios familiares e valores, o projeto tem o objetivo de fazer com que as crianças se tornem cidadãos de bem e que possam contribuir para a melhoria da sociedade.

O Presidente da Câmara Marlon José Resende se mostrou entusiasmado com o início do programa: “Em 2015 durante uma reunião na Câmara os vereadores pediram a volta dos Garotos para a Paz, por isso é motivo de muita comemoração para todos nós a volta desse importante programa. Além de evitar que as crianças fiquem na rua elas aprenderão valores importantes como ética e cidadania e isso contribuirá e muito para a vida de nossa comunidade. A Câmara é parceira e apoia o Garotos para a Paz.

Marcaram presença no evento os vereadores  Altair Elias, Rosa Maria, Jair da Silva e Nilson Batista dos Santos, parceiros que apoiam o Projeto como o Sargento da Polícia Ambiental Patreze Ribeiro , o 1º Sargento  do Quadro de Praças da Reserva Sargento Reis que é um apoiador do programa quanto ao treinamento, o 2º Sargento do Quadro de Praças da reserva  Sargento Édio que chegou a formar 3 turmas para o Garotos para a Paz em Vargem Bonita, o Vice-Prefeito Ivan Resende e a Representante do Conselho Tutelar Rosângela Miranda .

O “Garotos para a Paz” de Vargem Bonita que teve seu início na noite da terça-feira foi reimplantado com a participação recorde de 40 alunos. A formatura está prevista para o mês de Setembro deste ano.