Mesa Diretora da Câmara – 6 meses de muito trabalho e ação

por Administrador publicado 28/05/2015 15h40, última modificação 02/03/2020 14h33
Após seis meses à frente da Presidência do Legislativo, Marlon José Resende deixou sua marca em diversos setores da Câmara. O atual Presidente pretende que seu currículo seja vasto durante este biênio, sendo um dos mais ativos e com a maior participação popular.

Após seis meses à frente da Presidência do Legislativo, Marlon José Resende  deixou sua marca em diversos setores da Câmara. O atual Presidente pretende que seu currículo seja  vasto durante este biênio, sendo um dos mais ativos e com a maior participação popular.

            Uma das áreas que pouco aparece, mas que é fundamental para o bom andamento dos trabalhos no legislativo é a organização interna da Câmara. Este foi o primeiro desafio cumprido. Desde sua posse Marlon vêm de forma atuante melhorando e aprimorando a estrutura e organização interna em busca da melhoria na prestação dos serviços públicos.

                        As realizações no  setor foram

Valorização do Funcionário Público:

Funcionário valorizado trabalha melhor, com boa vontade e mais dedicação. Isto influencia diretamente na qualidade dos serviços prestados aos Vereadores e também à população.

Aumento na equipe de servidores:

Funcionários foram contratados para somar a equipe, desta maneira os setores foram reorganizados e as tarefas otimizadas.

Aquisição de Uniformes:

Uniformes novos foram disponibilizados aos servidores. A equipe trabalha unida, entrosada e com o espirito de “vestir a camisa” do Legislativo.

Inauguração do CAC

O CAC - Centro de Atendimento ao Cidadão- Leonídio Alves de Brito foi inaugurado em Março. O objetivo foi o de formalizar a assistência que a Câmara já prestava ao cidadão através de orientação à Seguridade Social, xerox de documentos, encaminhamento do cidadão ao setor responsável no Executivo, dentre outros.  
Após o CAC a quantidade de atendimentos dobrou. São mais cidadãos atendidos e satisfeitos com o trabalho do Legislativo.

Responsabilidade com o dinheiro público

Este item é uma preocupação constante do Legislativo. Os compromissos feitos são cumpridos, os pagamentos estão em dia e não há débitos pendentes. Os funcionários e fornecedores ficam mais tranquilos porque não preocupam-se com “atrasos de pagamentos”.

 

Aumento da participação popular nas sessões

A população Vargiana está cada dia mais participativa. O número de cidadãos que tem acompanhado as reuniões ordinárias aumentou. Mais pessoas tem solicitado a palavra durante os assuntos da comunidade, mais projetos tem sido indicados. O reconhecimento popular de todo o trabalho que os Vereadores tem feito, pode ser acompanhado na atuação e participação do povo durante os trabalhos do Legislativo.

Mais entidades tem solicitados a “Sala de Audiência José de Alencar” para a realização de encontros e debates de interesse da comunidade. Atualmente há parceria firmada com o CRAS e também com a Colônia de Pescadores que realizam frequentemente reuniões com temas diversos e de grande importância à população.

 

Apoio aos Vereadores

Os Vereadores também tiveram um aumento no investimento e suporte prestado pela Câmara para a realização de suas atividades. O carro do Legislativo foi disponibilizado para facilitar a fiscalização e acesso até as comunidades onde obras estão em andamento.

Além da estrutura disponibilizada, o incentivo à participação em cursos e seminários para a capacitação do Vereador aumentou de maneira substancial. O objetivo é a promoção de mais conhecimento para o Vereador quanto aos seus deveres e direitos e sobre a melhor forma de trabalhar em prol da população que o elegeu.

 

Ampliação da Estrutura da Câmara

O aumento nas atividades da Câmara tornou necessária e urgente a expansão do espaço físico do Legislativo que hoje executa seus trabalhos de forma limitada, devido a falta de espaço físico. A casa ao lado da sede, onde a Câmara está localizada, foi alugada e está passando por uma reforma. Em breve ela receberá o Departamento Financeiro, Jurídico, Administrativo e de Comunicação da Câmara. 

Dessa forma os setores serão divididos de acordo com sua especificidade. Mais conforto para o funcionário, para o vereador e também para o cidadão que utiliza os serviços da Câmara.

Outro aspecto importante e que contribuiu para a decisão de alugar um novo espaço foi a necessidade de um local seguro para abrigar o arquivo da Câmara, que contem documentos importantes, e o carro do Legislativo que agora fica em uma garagem própria.  

 

Duplicação no número de Reuniões Ordinárias

As reuniões eram mensais, hoje são realizadas duas vezes ao mês e em breve as Reuniões Itinerantes terão início aumentando ainda mais a atuação do Legislativo. Uma vitória e também uma novidade no Legislativo Municipal.

A reunião itinerante vai aproximar a Câmara da população, melhorando assim a comunicação entre ambos, para que possam atender melhor as necessidades de cada localidade.

 

Alteração do Regimento Interno

Uma das maiores realizações deste biênio será sem dúvida e Reformulação do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município. Ambos estavam obsoletos e precisavam de uma reforma urgente. Para a realização deste feito, foi contratado um Advogado Especialista na área e já no próximo dia 03 de Junho acontecerá a Primeira Audiência Pública onde serão discutidas as alterações no Regimento Interno da Câmara.

Todo o trabalho é feito com  muito carinho e dedicação para o povo. Marlon faz questão de afirmar que o bom andamento dos trabalhos da Câmara está sendo possível graças ao empenho da equipe de trabalho  “agradeço todo o empenho dos funcionários da Câmara que estão cada dia mais dedicados, atendendo a população e os vereadores com profissionalismo e atenção”.

            Como vimos, muito se fez em pouco tempo e com as bênçãos de Deus, com o apoio de todos os vereadores da Câmara e a equipe de trabalho  muito ainda haveremos de fazer, finaliza Marlon.

 

O Presidente Marlon e os demais vereadores que compõem a Câmara Municipal de Vargem Bonita  convidam  toda a população a participarem  da Audiência Pública que acontecerá as 18h no dia 03 de Junho na Câmara Municipal.