Secretário de Saúde apresenta relatório na Câmara

por Administrador publicado 28/05/2015 17h50, última modificação 02/03/2020 14h35
O secretário da saúde José Garcia apresentou, dia 14 de Maio na Câmara de Vargem Bonita, o relatório de saúde do 3º quadrimestre de 2014. A servidora Rosana também esteve presente e acompanhou Garcia na apresentação da prestação de contas

Segundo Garcia “no demonstrativo orçamentário fica claro que as despesas pagas com recursos próprios é superior às transferências do Estado e União, demonstrando a desigualdade nas responsabilidades financeiras, obrigando assim o município a adotar medidas estratégicas como limitar seus empenhos para cumprir seus compromissos sem prejuízos a população, para isto atinge valores superiores aos 15% preconizados, cumprindo assim suas obrigações legais.”

Rosana acrescentou dizendo que “todas as unidades básicas de saúde do município prestam atendimento pelo SUS, sendo que apenas a diretoria de saúde possui gestão compartilhada com o estado, as demais unidades básicas são geridas pelo próprio município”.

O vice-presidente Antônio Batista, sugeriu ao secretário o desenvolvimento de algum trabalho de prevenção na saúde do Homem e justificou seu pedido: “ muito se fala em prevenções para a mulher e quase sempre tais campanhas não atingem ao homem, que muitas vezes enfrenta uma resistência a tratamentos, necessitando assim de uma atenção adequada e direcionada.” Antônio elogiou o empenho do pessoal da saúde e parabenizou o Secretário pelas conquistas e tratamento diferenciado que proporcionam à população de Vargem Bonita.

O secretário de saúde José Garcia, foi eleito em Maio para presidir o Conselho Regional de Saúde devido às conquistas e serviços de qualidade prestados a população de Vargem Bonita.

O QUE OS VEREADORES DISSERAM?

Após a apresentação do relatório de saúde o vereador Altair Elias apresentou à mesa diretora um abaixo assinado, feito pela população do Distrito de São Sebastião dos Cabrestos/Campinópolis. Os cidadãos solicitaram ao Vereador a entrega do abaixo-assinado na Câmara e o pedido de providências ao Executivo quanto aos animais abandonados no município.

O vereador Cleuton comentou o assunto e abordou sua importância, sugerindo a adoção de campanhas de conscientização da população para vacinarem os cães e, dessa maneira, tentar conter o aumento na quantidade dos cachorros de rua.

Os demais vereadores reconheceram a complexidade do assunto e aprovaram a indicação, com uma abstenção do vereador e 07 votos favoráveis.

Durante a sessão ordinária, o vereador Jair da Silva fez uso da palavra para um desabafo. Segundo Jair, “muitas vezes solicita algo e nem sempre é atendido, e que nas legislaturas passadas haviam doações de cestas básicas, leite e até o famoso “sopão”, que beneficiava idosos, e toda população que necessitava, e que agora não existem mais este tipo de benefícios para população.”

O vereador Cleuton, falou sobre a burocracia e relatou o fato em que foi procurado por um morador insatisfeito com a dificuldade burocrática na cidade. Segundo o vereador, o cidadão precisava fazer o corte de uma árvore que estava prejudicando sua residência, ele solicitou ao órgão ambiental competente, mas se deparou com uma enorme dificuldade burocrática.

O vereador Antônio Batista questionou o Dr. Juarez, Procurador do Município, sobre a taxa paga pela iluminação pública.  O advogado respondeu que a CEMIG repassará o valor arrecadado ao município através de um convênio.

COM A PALAVRA, O CIDADÃO:

O cidadão Willer, apresentou o projeto de um loteamento denominado “Canastra”.  Cerca de 800 lotes, com tamanhos diversificados serão disponibilizados. O cidadão pediu aos vereadores atenção especial, pois Vargem Bonita é um município em  crescimento onde um novo loteamento trará mais valorização ao setor Imobiliário. Willer parabenizou os vereadores pelos trabalhos e empenho em prol da comunidade, e ressaltou que sua empresa vem somar a este município.