Vereadores buscam melhorias para a rede de esgoto do Município.

por Administrador publicado 26/08/2015 14h30, última modificação 02/03/2020 14h27
Os vereadores Jair da Silva e Rosa Maria Resende Castro participaram de uma audiência, na quarta-feira (12/08) em Brasília, com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codevasf) Felipe Mendes e os deputados federais Carlos Melles e Antônio Goulart (natural de Vargem Bonita). O prefeito Belchior dos Reis Faria e o vice-prefeito Ivan de Paulo Resende também participaram da reunião que aconteceu na sede da Codevasf em Brasília.

O objetivo da audiência foi a de solicitar a ampliação da rede coletora e de tratamento de esgoto na área urbana do Município de Vargem Bonita. Segundo a vereadora Rosa Maria “a rede de esgoto não teria a capacidade necessária para aguentar a demanda atual do município, por isso a necessidade de uma ampliação da mesma”.

O problema teria começado após o aumento da zona urbana que recebeu novas construções e novos loteamentos. O bairro Jenipapo é um dos exemplos. Foi construído recentemente e abriga aproximadamente 130 novas casas, construídas a partir do programa “Minha Casa Minha Vida”, além do CEMEI “Arlete Carneiro” e Quadra de Esportes e outras construções. Outros loteamentos também começaram a ser construídos, o que tornaria ainda mais urgente a solução deste problema.

Segundo o vereador Jair os moradores da rua Rio Grande do Norte, são os que mais tem reclamado da rede de esgoto: “ Eles afirmam que tem voltado água, além do mau cheiro estariam preocupados dos canos estourarem e não darem conta”.

O deputado Carlos Melles, responsável pelo agendamento da audiência, enfatizou a importância da reinvindicação: “investir em saneamento é investir na saúde e na melhoria da qualidade de vida da população, além de garantir a preservação do meio ambiente, e a busca por soluções deve passar pelo esforço integrado, e a Codevasf tem um papel fundamental neste esforço”.

Após a reunião na sede da Codevasf foi determinado o imediato envio de uma equipe técnica ao município. Esta visita já aconteceu na sexta-feira (13/08) foi realizada pelo diretor de revitalização e Bacias Hidrográficas Eduardo Jorge Oliveira e um engenheiro que o acompanhou. Eles conheceram de perto a situação do município e já colocaram o caso em estudo.

O vereador Jair comemorou o resultado:  “ o diretor já trouxe o engenheiro, já olharam o problema e tudo está bem encaminhado, logo o problema será resolvido”.